Explore a estratégia SEO e como criar uma corretamente

Explore a estratégia SEO e como criar uma corretamente

Auditoria gratuita

Aceda a uma auditoria completa do site com mais de 300 informações técnicas.

Something went wrong. Please, try again later.
Confiado por
Sitechecker trusted company

Ferramenta gratuita de verificação e auditoria de SEO de sites

  • Verifica o sítio em busca de mais de 300 problemas técnicos
  • Monitorizar a saúde do seu site 24/7
  • Acompanhar a classificação do site em qualquer geo

O que é Estratégia SEO

 

Seria correto propriamente considerar que o termo estratégias de SEO diz respeito a uma definição de estratégia de marketing, pois a otimização dos mecanismos de pesquisa faz parte de uma campanha de marketing.

Depois de uma edição a definição de estratégia de marketing ficou assim:

 

Estratégia SEO é um programa de conquistas em larga escala dos maiores objetivos SEO de uma empresa (posições, tráfego de pesquisa, atração do público-alvo, através do tráfego de busca).

O desenvolvimento de uma estratégia de SEO envolve a identificação dos principais objetivos que os clientes potenciais do site promovido percebem, a seleção de métodos necessários para atrair esse público, a determinação dos períodos de tempo para os principais eventos e a solução de problemas de financiamento. A estratégia de SEO é formada pela análise de sites de concorrentes e dados de origem do site promovido.

 

Vamos falar sobre isso em detalhes.

1. Por que os alvos SEO são diferentes: posições, tráfego, tráfego segmentado?

Porque diferentes empresas e gerentes de projetos estabelecem objetivos diferentes.

  • Para uma empresa que deseja que seu site seja sempre visível para usuários que procuram uma consulta de pesquisa específica, as posições altas nessas chaves serão relevantes.
  • Uma empresa que ainda não sabe qual o tipo de usuário será convertido em compradores exigirá tanto quanto possível tráfego de pesquisa se possível de mês a mês.
  • Uma empresa que sabe exatamente quem compra seu produto / serviço só verá a porcentagem de conversões, em relação ao tráfego geral de pesquisa e assim determinará a eficácia da estratégia de SEO que está sendo implementada.

2. A seleção de um método necessários para atrair o público pode incluir uma ênfase na expansão das páginas de destino do site e uma ênfase na construção de links externos.

3. Determinação de períodos de tempo. Um indicador importante para o proprietário do site, que deve perceber quando é melhor contar com quantidade necessária de tráfego de busca, levando isso em conta nas atividades financeiras. Além disso é útil para os especialistas em SEO entenderem se eles se encaixam no planejamento designado ou não. E se não, quais outras medidas podem ser tomadas para alcançar o resultado desejado.

4. A questão do financiamento também é importante para o proprietário do site, bem como o prazo. Afinal frequentemente uma promoção SEO dura meses. Portanto, o retorno sobre o investimento não é rápido.

 

Por que precisamos de uma estratégia de SEO?

 

Especialistas experientes entendem que um plano tão complexo quanto uma estratégia SEO nem sempre é necessária.

A estratégia de SEO é necessária quando:

  • O proprietário do site tem objetivos ambiciosos para conquistar o mercado global.
  • O nicho em que você tem quer trabalhar é incrivelmente competitivo, e você precisa compreender como chegar ao topo.
  • O site é muito grande e todos os tipos de páginas e trabalhos no site não podem ser mantidos em mente.

A estratégia de SEO não é necessária quando:

  • Você está promovendo um pequeno site regional e concorrendo apenas com pequenas empresas. Nesse caso, use uma estratégia que já está sendo praticada.
  • Não há recursos suficientes para implementá-lo. Acontece quando você está trabalhando sozinho e não há praticamente ninguém para ajudar.
  • Existe apenas um orçamento mínimo para os links e suas ideias.
  • Você promove o site usando Black Hat SEO, neste caso apenas os links de saída de outros recursos são importantes (embora de certa maneira o Black Hat seja uma estratégia de SEO, mais simples).

Antes de mais nada, a estratégia de promoção do site é necessária para determinar e sistematizar o trabalho que deve ser feito pelo Especialista SEO ou instruído por alguém da equipe para eventualmente alcançar os resultados necessários.

 

Tipos de Estratégias de SEO

 

Infelizmente, não encontramos uma classificação clara das estratégias de SEO.

Encontramos vários artigos sobre o tema da construção de uma estratégia SEO na internet, na maioria deles a classificação das espécies é dividida no tipo de site para qual estamos construindo e no plano de desenvolvimento.
Mas nos inclinamos a dividir os tipos de estratégias combinando dois parâmetros: o estado atual do site e as tarefas que são colocadas perante o especialista que promove o site. Então nós dividimos as estratégias nesses tipos:

 

Tipo 1. Estratégia “Pula-Pula”

Este plano de promoção é relevante para sites que estão sendo criados (ou já foram criados, mas tem um pequeno número de páginas), mas o objetivo do especialista está no crescimento constante e rápido do tráfego de busca. É por isso que se faz tudo rápido (pula-pula).

 

Características da estratégia “pula-pula”:

  • Analisar os concorrentes e procurar em meio a suas estratégias as mais rentáveis, para atrair o tráfego no menor tempo possível.
  • Criação de tantas páginas de destino quanto possível, (estas podem ser páginas de serviços e páginas de blog) e sua geração constante.
  • Não damos muita ênfase a qualidade do conteúdo (mas tentamos fazê-los cumprindo um mínimo de requisitos necessários dos mecanismos de busca), mas aumentamos o número de pontos de entrada para o site.
  • Nós aumentamos a massa de referência de vários recursos, para cobrir ao máximo várias fontes de links e mostrar aos mecanismos de busca que temos perspectivas e metas ambiciosas.

Contras da estratégia:

  • Em busca da quantidade negligenciamos a qualidade. Mas esse ponto negativo pode ser corrigido no futuro, após a estratégia “pula-pula”, nos voltamos para a estratégia “media performer”.
  • Graças a má qualidade das páginas de destino e da falta de foco nos tópicos (as páginas do blog podem incluir ambos os artigos estritamente no tópico do recurso e nos tópicos relacionados), é possível uma taxa baixa de conversão. Mas isso pode ser corrigido, se uma equipe, que está trabalhando com você, realizar um teste a / b e espremer o máximo de trafego recebido.

 

Tipo 2. Estratégia de “Desempenho Médio”

Essa estratégia é adequada para sites que não estão há um dia/ano no mercado, e ficam em algum lugar entre o top 10 / 20 e tem competência suficiente para competir pelos primeiros lugares. Os objetivos aqui são: aumentar o poder da marca e atrair leads de busca mais direcionados. Esta é uma ótima maneira de desenvolver a estratégia anterior “pula-pula”.

 

Característica da Estratégia “Desempenho Médio”:

  • Preste mais atenção a páginas já existentes, otimize-as, reescreva e adicione novas. Exclua páginas que não trazem tráfegos e que não correspondem exatamente ao tópico do recurso.
  • Tente obter melhores links de outros sites, pois o seu site não é mais um novato, mas uma boa página de desempenho médio.
  • Crie apenas conteúdo novo de qualidade que mostre seus conhecimentos, o que leva a confiança e a uma melhor conversão.

Contras da estratégia

  • Muito tempo gasto na criação de conteúdo.
  • O processo de avanço e duas a três vezes ´maior que na estratégia anterior. Você não verá resultados rápidos.
  • Provavelmente você terá que desembolsar melhores e, portanto, backlinks caros de outros sites.

 

Tipo 3. Estratégia “Mastodon”

Esta estratégia SEO é adequada para sites líderes. Eles competem apenas com 2 ou 3 dos mesmos “Mastodons” que estão no mercado há décadas. Um batalhão de funcionários está trabalhando em cada um destes projetos, portanto, os objetivos para o especialista aqui serão: avançar melhor do que os concorrentes e buscar pontos de saídas escondidos no Top 1, à frente dos concorrentes, mesmo para posições diferentes de palavras-chaves.

 

Características da Estratégia “Mastodon”

  • Mastodon não precisa se preocupar com o aumento da massa de referência – cresce por si só porque muitos sites se referem aos seus materiais.
  • Por conta das referências que remontam ao primeiro plano, o trabalho do próprio site vem à tona. Isto pode ser por operações longas com linking interno e trabalho com conteúdo no site. O trabalho no site poderá prosseguir indefinidamente.
  • Não basta simplesmente escrever conteúdo de alta qualidade; você precisa começar a pensar em escrever conteúdos incomuns, diferentes dos seus concorrentes. Estes podem ser novos tipos de apresentações dos materiais (vídeos, elementos infográficos, multimídia) e a criação de coleções de documentos em determinados tópicos para cobri-los o máximo possível.
  • Um pouco de tempo para links externos, no entanto, vale a pena. Mas de uma maneira em que a busca de recursos mencione seu site, mas não tenham (ou não sigam) o link para sua fonte. Para fazer isso, entre em contato com o responsável por esse recurso e solicite educadamente um link ativo. Isso pode ser feito não pelo especialista em SEO, mas por um assistente.

Contras da Estratégia

  • Precisa de recursos suficientes para sua implementação. Frequentemente os novatos não conseguem lidar com essa estratégia.

 

Tipo 4. Estratégia da loja Online

Nós selecionamos esse tipo de site separadamente, pois sua maneira de se promover difere dos três anteriores. É por esse motivo.
Característica das Estratégias de Promoção de uma Loja Online:

  • Devido a uma grande quantidade de páginas no site o principal ponto dessa estratégia é a coleta adequada da semântica e a escrita de meta e textos SEO.
  • Por semântica, você verá algumas páginas de filtros abertas para o índice para atrair micro low frequencies.
  • A ligação é igualmente importante porque você precisará constantemente trazer novos produtos para o índice que serão adicionados ao site. E com um grande número de categorias e subcategorias, essa tarefa se torna mais complicada.
  • As revisões desempenham um papel importante nas lojas online: confiança no vendedor, fatores comportamentais e textos adicionais com chaves que tornam os seus produtos únicos.
  • Os links externos precisam ser construídos após o primeiro trabalho de otimização interna ter sido feito e quando o site já ocupou algumas posições nos resultados de pesquisa. Sua tarefa é puxar para cima o que ainda não está no topo.

Contras da Estratégia

  • O número de páginas pode ser um aspecto negativo porque você precisará pagar muitos links externos para isso.
  • Existem problemas internos mais comuns a esse tipo de plataforma: 1) ao atualizar os produtos, as páginas antigas são excluídas, 404 Pages aparecem no seu lugar e o mesmo produto é criado por um novo URL. 2) Páginas duplicadas aparecem quando as mercadorias diferem apenas na cor, entre outros elementos insignificantes, etc.

Como você pode ver, esta não é apenas uma estratégia, mas também uma característica de trabalho em sites de vendas.

 

Com base em quais dados você precisa para construir uma estratégia de SEO

 

A estratégia não é apenas uma experiência de um especialista, que é colocada na sua cabeça, mas os números e características de um nicho específico no qual o site está centrado.

Portanto, precisamos dos seguintes dados:

  • Núcleo semântico (Incluindo análise do núcleo dos concorrentes). Depois de coletar o kernel, precisamos descobrir quais os tipos de consultas estão disponíveis neste tópico, sua frequência e um competidor aproximado. A partir disso, podemos aprender: há solicitações de informações sobre este tópico que podem levar a conversão? Quão popular essas solicitações de informações são para ajudar a calcular o tráfego futuro; quão competitivas essas solicitações são para calcular o orçamento para a promoção.
  • Análise do tamanho e do tempo dos sites dos concorrentes. Isto nos dará um entendimento da qualidade dos recursos que devemos destacar, e as informações adicionais sobre a concorrência do nicho (o que afeta o orçamento). Por exemplo: se você perceber que, com seus concorrentes do ramo, não basta escrever artigos em seu blog, mas incluir infográficos próprios, desenhos exclusivos e elementos multimídia, então você terá que pagar um bom designer ou editor de vídeo além de um copywriter inteligente.
  • Análise da estratégia de promoção dos concorrentes. Com base nestes dados, podemos entender o que falta nos nossos oponentes e o que podemos usar. Por exemplo, se você percebe que os concorrentes são promovidos principalmente por páginas de serviço, e este nicho há muitos pedidos de informações, então você pode ignora-los criando e preenchendo um blog.
  • Análise da massa de vinculações dos concorrentes. A qualidade e a quantidade da massa de link darão uma compreensão maior do custo de compras do link. Além disso, você entenderá qual tipo de link é melhor você usar (por exemplo, links de catálogos ou comentários em blogs ou links de artigos que são colocados diretamente em contato com webmasters). Nossa ferramenta de SEO LinkStrategy irá ajudá-lo a encontrar os links mais valiosos, dependendo dos perfis de backlink dos concorrentes.

Todos esses dados nos fornecerão detalhes mais preciosos sobre:

1. O tamanho do site, o que é necessário para chagar ao TOP.
2. Os tipos de página nesse site
3. O orçamento para desenvolvimento do site
4. O orçamento para construção de links
5. Tráfego, o que você pode esperar mês a mês.
6. Termos de recebimento deste tráfego e lançamento do projeto no estágio de crescimento estável.

 

Como construir uma estratégia de SEO (guia passo a passo)

 

Vamos analisar detalhadamente a estratégia “Media performer”.

Dados iniciais:

Um site que já tem 5 anos de idade; alguns MF e algumas consultas HF já o deixam no Top 20, entre o Top 10/20; o site oferece serviços de consultoria jurídica em vários campos; o site cobre páginas de serviços e um blog, que são bastante interessantes, mas não otimizados e que não funcionam até o final de um artigo; o crescimento do tráfego é muito lento; a tarefa é acelerar o crescimento e superar os concorrentes mais próximos.

 

O processo preparatório para a construção de uma estratégia SEO

Coletando Semântica

Este ponto é necessário para qualquer estratégia. Você simplesmente não pode começar a fazer algo no site se já não tiver uma semântica pronta e uma ideia de quais palavras-chave já possuem páginas de destino e quais ainda não foram criadas ou corrigidas. Portanto, nós colecionamos um núcleo semântico primeiro para as páginas principais (página principal e página de serviço) com palavras-chaves comerciais e, em seguida, começarmos a colecionar solicitações de informações estritamente de acordo com o assunto no recurso.
Não esqueça de “espiar” a página de destino dos competidores. Talvez nos encontremos algumas chaves interessantes que eles possuem em páginas de serviços ou blogs.

Auditoria Interna e escrita de metas e textos-SEO

Depois de coletar a semântica, compomos uma tabela com novas metas para todas as páginas do site (não podemos mexer nas páginas técnicas se tudo é tolerável lá). Nós estamos desenvolvendo tarefas técnicas para novos textos SEO, se necessário (frequentemente não são). É necessário revisar todos os textos existentes (incluindo o blog) e decidir se você precisa reescrevê-los do zero ou poderá simplesmente adicionar palavras-chave (sem spam). Se houverem muitas páginas no blog, essa etapa será adiada por um ou dois meses, sem adiar a implementação de auditorias de revisão.

Procurando e descrevendo todos os erros técnicos ou outros em detalhes no próprio site, definimos uma maneira de solucionar para os responsáveis (webmaster, gerenciador de conteúdo, administrador, etc.) no arquivo de auditoria

Análise de Concorrentes

É hora de observar aqueles com quem iremos competir. Preste atenção à semântica (conforme descrevemos acima), idade, perfil de referência, “pontos de entrada” da pesquisa, qualidade do conteúdo (o que podemos melhorar)
Não se iluda com muitos links dos concorrentes, se houver, porque as vezes você poderá ultrapassá-los e ser até mesmo “impulsionado”. Basta fazer o seu trabalho melhor do que eles.

Além disso, veja o link que eles usam (diretórios, comentários, links de artigos, comunicados de imprensa, spam). No seu site, você deve colocar links principalmente a partir de artigos, e essa análise o ajudará a entender a qualidade da massa de linking dos concorrentes.
Após essa análise e com a semântica já coletada, passamos para a próxima etapa.

Fazendo uma previsão para o tráfego e aumentando a massa de ligação

Dê-se um ano (para estratégias mais avançadas dois anos) e calcule o seguinte para esse período:

  • A quantidade mensal de tráfego de pesquisa (claro, valor aproximado). IÉ importante ser realista e não esperar um aumento de 30% mês a mês. Mesmo um crescimento mensal de 10% é uma previsão bem otimista (a menos que o site seja novo). Melhor subestimar suas expectativas de acesso. Leve em consideração a sazonalidade.
  • O número de links externos por mês que deseja atrair para o seu site para acompanhar os concorrentes. Se os seus concorrentes tiverem muitos links e você não conseguir tantos, basta calcular o aumento percentual na massa de link de mês a mês sobre o número total de links e tentar aumentar a participação na mesma porcentagem. É sempre melhor superestimar o número de links necessários para tentar construir mais.
  • A quantidade de dinheiro que você precisa mês a mês para construir a massa de vínculo. Se você tem contratados que trocam de links (ou bolsas de valores), descubra o custo médio dos links dessa qualidade e adicione 30%. Então, você também poderá superestimar as expectativas, mas haverá menos chances de ter uma sobrecarga de orçamento (o que não é fácil de conciliar com a administração). Uma maior vantagem será se você fizer dois planos: um para você, um segundo para a diretoria.

Escreva em detalhes para você mesmo, que links com quais âncoras e em quais páginas você irá colocar, quantos pedidos estarão nos Top 3, Top 5 e Top 10 e qual a porcentagem de conversão (visitas no site) que eles trarão.

No plano de gerenciamento, descreva apenas o tráfego mensal de mês a mês e o orçamento para cada mês.

 

Implementação de estratégia SEO

Esta etapa também faz parte da estratégia. O planejamento é ótimo, mas você deverá implementá-lo na vida. Verificação da correção da implementação de revisão de acordo com as auditorias.

Sim, isso precisa ser verificado. Porque você não pode confiar em ninguém (nem mesmo em você), caso contrário, será desagradável quando você promove uma página na qual você não escreveu as metas Tags necessárias.

Aumente a massa de vínculo

Bem, se você tem um construtor de links na equipe, ou você prudentemente colocou os serviços do empregado no orçamento, então você poderá fazer um plano detalhado e descrever quais links você precisa, de sites, de que assunto, para quais páginas e com quais âncoras.

Se não existe essa pessoa na equipe será ruim, pois será um trabalho para você fazer. Vamos prosseguir: entre em contato com os nossos contratados e lhes pergunte por sites que atendem ao nosso critério, ou escreva diretamente para os proprietários de sites interessantes e negocie. Separe cerca de 3-4 horas de tempo de trabalho para essa atividade.

Melhore e crie novos conteúdos para o site

Este estágio é melhor dividido em duas sub etapas: correção dos conteúdos existentes e colecionar semântica e escrever tarefas técnicas.
Para expandir o número de palavras-chaves na página, use nossa ferramenta de planejador de palavra chave profissional. Para editar um conteúdo existente use corretamente o guia de relançamento de conteúdo do Backlink. Você pode também adicionar imagens ou infográficos, adicionar vídeos, fazer uma tabela comparativa com base no texto, destacar citações importantes, encabeçar alguns parágrafos e tornar o texto mais atraente de ler.

Novos conteúdos devem ser criados considerando a estratégia do competidor, apenas faça melhor que ele.

 

Verifique o estado atual das coisas e o planejado

Você não se esqueceu do plano de tráfego e do link de aumento, que nós descrevemos na fase preparatória? Isso deve ser adiado.
Periodicamente (de preferência uma vez por mês), é necessário comparar as figuras e os resultados previstos (por tráfego e links) com os reais. E se você está atrasado, então precisa examinar onde você falhou (talvez você tenha que aumentar o orçamento ou escrever novos conteúdos com mais frequência).

Este processo de implementação de estratégia SEO se estenderá por muitos meses, durante os quais você deverá melhorar o seu site e superar os concorrentes.

Links Rápidos

Você pode gostar

Ver mais publicações
Understanding the HTML Onclick Attribute
Noções básicas de SEO
Understanding the HTML Onclick Attribute
Ivan Palii
Oct 16, 2023
O que é a tag H1 e os requisitos para escrevê-la corretamente
Noções básicas de SEO
O que é a tag H1 e os requisitos para escrevê-la corretamente
Roman Rohoza
Jan 31, 2024
Explore a diferença entre follow e nofollow links para o SEO.
Noções básicas de SEO
Explore a diferença entre follow e nofollow links para o SEO.
Ihor Volkov
Sep 29, 2023
close